Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Quem manda aqui sou eu. De professor para funcionário do Campus!

Por xingar em local público e proferir palavras de elevada carga humilhante, professor da USP indenizará funcionário de restaurante.

Publicado por Webert Dixini Miranda
há 8 anos

Quem manda aqui sou eu!

Acreditamos desde pequeno que professor ensinará entre outras coisas, educação e bom comportamento, pois é isso que eles exigem dos alunos. Mas o inverso ocorreu na cantina da USP. Isso mesmo, no restaurante da renomada instituição de ensino e pesquisa.

O exemplo de desserviço: o desastroso exemplo foi dado por um professor de matemática da USP, que deverá pagar R$ 15 mil de indenização por danos morais a funcionário de restaurante do campus que insultou. O julgamento ocorreu na 7ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, que deu provimento ao recurso do autor (vítima dos xingamentos) para majorar o valor da indenização.

Quem manda aqui sou eu

O fato: foi ao passar pelo caixa do restaurante no horário do almoço, que o professor solicitou um copo de vidro para o funcionário, que respondeu que o estabelecimento não dispunha de copos de vidro e ofereceu ao réu um copo de plástico ou canudos. O réu, então, pediu uma caneca, mas o autor informou que as canecas eram destinadas apenas a café ou a chocolate quente. O réu desistiu do refrigerante e pediu um copo d'água da torneira. O pedido foi recusado pelo autor, e este fato teria dado início à discussão.

A pergunta e as respostas, ambas desastrosas: o funcionário teria perguntado ao professor se ele estava drogado que, por sua vez, proferiu palavras como "vai tomar no c*, seu bosta, seu filho da p*". Segundo o autor, o docente ainda teria dito "quem manda aqui sou eu".

A confissão da autoria do ato indigno: o professor confessou ter proferido as ofensas, mas justificou que perdeu o controle, porque, dois dias antes do fato, seu filho havia sido internado numa clínica para dependentes químicos.

Porém, o desembargador Rômolo Russo, relator, apesar de reconhecer que o ofensor perdera o controle emocional, "as referidas ofensas verbais foram pronunciadas em local público, no interior do restaurante do campus, o que projeta, à evidência, sua carga humilhante e natural repercussão". (com informações TJMG/Processo: 0012226-58.2010.8.26.0011).

  • Sobre o autorEmpresário Individual e Advogado.
  • Publicações139
  • Seguidores309
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações607
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quem-manda-aqui-sou-eu-de-professor-para-funcionario-do-campus/311882188

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Matéria interessante! Mas fiquei com uma dúvida: Porque um caso ocorrido na USP foi para o TJ-MG? continuar lendo