Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STJ decide que salário do devedor pode ser penhorado para pagamento de honorários advocatícios, desde que não comprometa a sua subsistência.

Publicado por Webert Dixini Miranda
há 4 anos

STJ: Salário de devedor pode ser penhorado para pagamento de honorários se não comprometida subsistência

A notícia é que a 3ª turma do STJ julgou nesta terça-feira, 14, recurso de advogado em causa própria que busca a penhora de 30% de salário de devedor para pagamento de honorários advocatícios.

O manejo recursal foi interposto contra acórdão do TJ/DF segundo o qual o caráter absoluto da impenhorabilidade dos vencimentos e salários importa na impossibilidade de constrição: "são impenhoráveis o salário e/ou remuneração do executado para pagamento de honorários advocatícios".

Imagem STJSergio Amaral

Neste ano, no mês de agosto, a Corte Especial havia fixado precedente pela impossibilidade da penhora de salário para pagamento de honorários advocatícios com base na exceção do § 2º do art. 833 do CPC/15 [penhora para pagamento de prestação alimentícia], fazendo uma distinção entre prestação alimentícia e verba de natureza alimentar; mas entendeu possível deferi-la com base no IV do art. 833. O precedente foi relatado pela ministra Nancy Andrighi.

PUBLICIDADE

No julgamento da turma, a ministra Nancy, novamente relatora, observou que "embora não se possa admitir em abstrato a penhora de remuneração com base no § 2º do 833, é possível determinar a constrição à luz da interpretação do art. 833, IV, do CPC/15, quando concretamente ficar demonstrado nos autos que tal medida não compromete a subsistência digna do devedor e de sua família".

Assim, no caso concreto, S. Exa. negou provimento ao recurso do causídico, mas afirmou que o pedido de penhora do advogado poderá ser renovado e será atendido "se provar que isso não ofende a subsistência" do executado. A decisão da turma foi unânime.

  • Processo: REsp 1.806.438
  • (Com informações do STJ e Migalhas.com)
  • Sobre o autorEmpresário Individual e Advogado.
  • Publicações139
  • Seguidores309
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações232
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-decide-que-salario-do-devedor-pode-ser-penhorado-para-pagamento-de-honorarios-advocaticios-desde-que-nao-comprometa-a-sua-subsistencia/1101134370

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde colega,

Interessante está a decisão, honorário sendo no seu essencial verbas de natureza jurídica alimentícia ... continuar lendo