Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça decide que pai tem direito de visita mesmo se mãe invocar PANDEMIA como motivo de proibição.

    TJSP decide que, por si só, a pandemina não pode ser motivo de proibir o pai de visitar filho.

    Publicado por Webert Dixini Miranda
    há 4 anos

    Pandemia não pode ser invocada genericamente para suspender visitas entre pais e filhos.

    Crianças e adolescentes têm direito à convivência familiar mesmo durante pandemia. t

    A justiça de SÃO PAULO, por meio do juiz do quadro do TJSP, o juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª vara de Família e Sucessões de Jacareí/SP, negou pedido de suspensão de visitas entre pai e filho em razão da pandemia da covid-19. Para o magistrado, crianças e adolescentes merecem proteção integral da justiça, o que inclui o direito a convivência familiar.

    A ressalva do juiz foi no sentido de que embora a criança possa ter domicílio com a pessoa que detém sua guarda, a prole comum tem residência também no lar do pai e/ou mãe que não detém a guarda. Para ele, a guarda é apenas um elemento de um vasto conjunto de direitos e deveres denominado poder familiar, regido pela total igualdade entre pai e/ou mãe - separados ou não - em relação aos filhos.

    “Outrossim, considerando o tempo já passado, desde a declaração oficial da situação de pandemia, atualmente sociedades no mundo inteiro estão aliviando as medidas de distanciamento, em rumo seguro e cientificamente fundamentado, de retorno gradual à vida relativamente normal.”

    O magistrado salientou que o Tribunal vem entendendo que, sem um fato específico que contraindique, a pandemia da covid-19 não pode ser invocada genericamente, para impedir o direito constitucional e legal da criança e do adolescente, ao convívio familiar – ainda que restrito aos genitores, titulares do poder familiar.


    VISITE nossos canais:

    https://www.facebook.com/dixiniadvocacia/

    (Fonte: TJ/SP. / h t t p s:// w w w .migalhas. com.br/ quentes/ 332433/ pandemia-nao- pode-ser-invocada- genericamente-para- suspender- visitas-entre-paisefilhos)

    • Sobre o autorEmpresário Individual e Advogado.
    • Publicações140
    • Seguidores309
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações211
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-decide-que-pai-tem-direito-de-visita-mesmo-se-mae-invocar-pandemia-como-motivo-de-proibicao/917300719

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)